Gatilhos mentais para serem usados em ações de marketing na área da saúde
Empresas na área da saúde que querem vender mais ou conquistar mais pacientes precisam conhecer quais os gatilhos mentais podem ser funcionais na área da saúde e a partir disso gerar mais conexão com o público.
As pessoas estão tomando decisões o tempo todo. Acordar um pouco antes ou depois do horário? Tomar café da manhã em casa ou no caminho ao trabalho? O que fazer para comemorar o aniversário […] São muitas as decisões cotidianas e fatores externos influenciam nas nossas escolhas. É normal do ser humano se influenciar ou repetir um comportamento. É assim que acontece a formação da cultura: um comportamento repetido e compartilhado entre um grupo. Esse tipo de influência acontece ainda hoje e sempre acontecerá pois é instintivo do ser humano . Trazendo para o contexto atual no âmbito do marketing, seja por necessidade, impulso, desejo de consumo, influência de outras pessoas entre diversos outros fatores que influenciam essas escolhas. Gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro humano recebe para a tomada de decisão e para driblar a “fadiga mental” condição humana resultante do ato de pensar demais. Eles miram em atitudes que são disparadas pelo inconsciente e fazem as pessoas tomarem decisões no “piloto automático”.
As empresas e profissionais de marketing e vendas buscam entender quais são os estímulos que mais funcionam para seu público e então aplicar em suas ações de marketing.
Como os gatilhos mentais funcionam no contexto de marketing e vendas?
Esses dois departamentos estudam o comportamento do consumidor e potencial cliente. As empresas precisam entender o que leva as pessoas a comprarem e como se dá esse processo de decisão para criar abordagens mais efetivas em toda a jornada do consumidor.
O neuromarketing é um campo de estudo que une o Marketing à Neurociência que analisa o comportamento do consumidor tendo como base o processamento de informação pelo cérebro e pode identificar o impacto emocional quando se trata de um produto ou serviço. É um dos campos do Marketing 3.0, que é centrado no ser humano e busca entender mais profundamente os estímulos e desejos.
Uma vez que as organizações começam a entender melhor esse comportamento do seu público alvo, elas podem explorar suas estratégias para despertar decisões de consumo.
Através da linguagem adequada é possível aplicar as técnicas baseadas em gatilhos mentais para gerar mais conversões e vendas. Existem mais de 50 gatilhos, mas hoje vamos mostrar 4 deles que são muito eficazes na área da saúde.
– Autoridade:
Criar autoridade é passar confiança para as pessoas que estão vendo a sua marca, por mais que não estejam prontas para se tornar um cliente naquele momento. É mostrar que você domina aquilo que fala e tem muita informação valiosa para passar. Invista na construção da sua imagem com base no seu conhecimento e experiência. Para pequenas empresas ou trabalhadores individuais, invista em compartilhar pensamentos e dizeres técnicos atrelados à imagem do profissional principal da área envolvida e para empresas maiores, opiniões dos especialistas podem ser compartilhadas. Isso gera conexão, proximidade e torna aquele canal mais rico em informações. Se sua marca trabalha com blog no site, por exemplo, um dos resultados disso tende a ser uma posição de destaque na página de resultados do Google.
– Empatia:
Mostrar que você compreende as necessidades das pessoas e quais impactos elas trazem para a vida das mesmas além das dores e desejos do seu público irá gerar uma conexão verdadeira entre vocês. Procure falar, de forma humanizada e leve, sobre questões/desafios que existem na vida do público potencial e como a atuação da sua empresa pode ajudar esse público no dia a dia.
– Prazer x Dor:
É natural do ser humano tentar evitar a dor e buscar o prazer para enfrentar a vida.
No marketing, as empresas costumam usar esse gatilho para mostrar a transformação que a compra/aquisição pode trazer para a vida das pessoas. Apresente de forma leve e descontraída os reais benefícios que seus serviços podem agregar à vida das pessoas. Faça vídeos, traga depoimentos e experiências de outros clientes, entre outros formatos. Para isso, é necessário conhecer a fundo suas dores e necessidades, a fim de apresentar a solução ideal para cada variação da sua persona.
– Humanização:
A era é digital, mas o relacionamento é interpessoal e as pessoas ainda valorizam as conexões que são estabelecidas. Pessoas gostam de pessoas. Pessoas gostam de marcas que transmitem sentimentos com os quais podemos nos identificar.
Na atualidade, os consumidores não querem simplesmente ler sobre o seu produto ou serviço o tempo inteiro de forma direta. Não simplesmente fale para o potencial cliente, converse com ele. Mostre o lado humano e vulnerável que há por trás da sua marca. Um exemplo básico disso é mostrar bastidores, a cara das pessoas envolvidas e mostrar o quão orgulhosa é a organização por ser formada por pessoas dedicadas e comprometidas. Ser humanizado enquanto marca não está relacionado somente com aqueles que são clientes ou ainda não, está também relacionado à imagem de marca empregadora que você leva para o mercado.
Todos os gatilhos citados acima você pode utilizar na forma de conteúdos para os canais onde a sua marca está presente ou até mesmo em campanhas mais voltadas para vendas, basta adaptar a mensagem para o contexto e persona do seu negócio.
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