1. Fique atento ao mercado.
Com o surgimento das Fintechs e a implementação do Open Banking, o mercado financeiro passou a ser mais acessível, e também passou a apresentar mais vantagens e oportunidades de bons negócios aos clientes. Hoje, temos diversos players oferecendo o mesmo produto de formas mais competitivas e assim o cliente pode comparar e encontrar a melhor opção. Ao decidir por um negócio, pesquise a melhor alternativa sempre.

2. Fique de olho no cenário econômico.
O cenário econômico nacional e internacional é fator determinante das políticas de juros impostos pelos órgãos reguladores e pelo mercado. Eles balizam a fixação de suas taxas no curto, médio e longo prazos. A partir disso, é possível visualizar se estamos posicionados adequadamente ou não em relação aos contratos firmados. Novos contratos podem ser realizados para liquidar os atuais com custos menores, sejam com os bancos concorrentes ou com as Fintechs.

3. Não ouça apenas o gerente do seu banco.
Não ouça somente a opinião do gerente do banco. Nem sempre ele está preocupado só com o que é melhor pra você. Os bancos possuem metas e provavelmente o seu gerente pode estar preocupado em alcançá-las.
Analise também outras opções como nas Fintechs e na concorrência. Pode ser que você encontre alternativas do mesmo produto ou serviço, muitas vezes com vantagens significativas.

4. Fique atento as taxas ou produtos embutidos.
Muitas vezes a taxa ofertada é bastante competitiva em relação ao mercado. No entanto, podem ser embutidos seguros, a necessidade de deixar parte do recurso aplicado, comprar uma capitalização, entre outras. Em relação ao valor líquido a ser recebido, estas “compras forçadas” podem representar um aumento do custo financeiro.
O Clin tem parceiros que oferecem o que você realmente precisa.

5. Para cada projeto, existe o crédito certo.
Uma boa prática no processo de aquisição de um contrato de fomento é observar para qual será sua finalidade. Nesse sentido, existe o tipo de empréstimo correto para cada situação. Volume dos recursos x tempo são fatores que influenciam  uma boa aquisição.
Por exemplo: cheque especial é para uso rápido e eventual. Se for para aquisição de um determinado bem ou serviços, deve-se utilizar crédito pessoal, CDC, capital de giro, etc. Todas elas de longo prazo e com custos menores. Para investimentos em ativo fixo, somente operações de longo prazo.

6. Sempre revise os contratos. Aproveite a portabilidade.
O contrato de empréstimo e/ou financiamento não é vitalício e pode ser revisto de tempos em tempos, influenciado principalmente por mudanças no mercado, como taxas de juros, prazos das operações e a entrada de novas alternativas de financiamentos. Existe a possibilidade, em alguns casos específicos, de fazer a portabilidade de contratos de empréstimos e financiamentos para uma situação mais vantajosa em termos de taxas de juros

7. Peça ajuda a um especialista.
Existem ótimos profissionais no mercado que podem te ajudar. De forma independente, vão trazer, sem vícios, a melhor opção à sua necessidade. O Clin oferece esse serviço sem custos ao tomador.
Não hesite em nos consultar. Você irá se surpreender!

Leave a Reply

© 2020 WGP Gestão de Riscos - Todos os Direitos Reservados.