Estamos em 2021 e quem duvidou da capacidade dos vídeos curtos da internet, também conhecidos como TikTok e Reels, provavelmente já mudou sua opinião. O novo formato de conteúdo está bombando entre pessoas de todas as idades e traz humor, conhecimento e entretenimento para todos os gostos: basta seguir e curtir os conteúdos que você gosta e o algoritmo faz o trabalho de selecionar os melhores conteúdos para você. 

 

O que é o TikTok?

 

É um aplicativo de redes sociais para compartilhamento de vídeo que foi criado por uma empresa chinesa em 2016, mas só ganhou evidência global em 2020 com a chegada da pandemia. 

Inicialmente, o aplicativo encantou os jovens, que se identificaram com a nova dinâmica de conteúdo, mas não demorou a ganhar também a atenção dos adultos. 

 

Reels?

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Com a popularidade do aplicativo vizinho, Mark Zuckerberg, o idealizador do Instagram,  não ia ficar pra trás e correr o risco de sua rede entrar em um ostracismo, como aconteceu com o “Orkut”  e transformou o Cenas no Reels, uma versão com mais funcionalidades e com a mesma proposta do TikTok.  A ideia da nova funcionalidade é competir diretamente com o TikTok, assim como aconteceu quando surgiu o Instagram Stories para derrubar o Snapchat.

 

O Instagram é uma das mídias sociais mais populares do mundo e  cresce aproximadamente 5% por trimestre, o que faz com que a funcionalidade Reels tenha muitas chances de dar super certo. 

 

Vídeos curtos  e estratégias de marketing

 

Com a popularização dos vídeos curtos, não foi somente das pessoas que a plataforma chamou a atenção, mas também das marcas.  No marketing há uma regra: onde há pessoas há oportunidade de fazer marketing. Não foi diferente com o TikTok e Reels, as marcas estão utilizando vídeos para aumentar seu alcance, tráfego, criar conexão com o público e até mesmo vender seus produtos e serviços.

 

A plataforma é bastante versátil quando se refere a quais formatos de conteúdo criar. Isso é um ponto muito positivo pois você pode escolher qual tipo de conteúdo faz mais sentido para a sua audiência e para a personalidade da sua marca. 

 

O diferencial do TikTok para com as outras redes sociais é a sua capacidade de alcance e distribuição de conteúdo. Quando você posta uma foto no feed do Instagram, somente as pessoas que te seguem vão receber o seu conteúdo e uma pequena parcela da sua lista de seguidores irá interagir com o seu conteúdo. No tik tok e no reels é diferente, quando você posta um vídeo na plataforma, a partir de alguns critérios, ele será distribuído pela plataforma de forma a fazer com que o seu conteúdo chegue a mais pessoas. 

 

Como criar conteúdo para o público na área da saúde:

 

Mostre curiosidades sobre a sua especialidade

 

Fale sobre aspectos do universo da sua atuação que você julgue interessante para o seu público. Nem todas as pessoas têm fácil acesso a informações sobre saúde  e trazer essas informações de forma fragmentada e divertida, pode agregar conhecimento para sua audiência e engajá-los com a sua proposta. 

 

Recrie contextos envolvendo situações hipotéticas sobre seus clientes e o serviço que você oferece

 

Trabalhar com humor é uma das formas mais assertivas para crescer e conquistar novos seguidores nas plataformas de vídeos curtos. Utilize áudios, trends e duetos para recriar contextos divertidos que envolvam seus pacientes. Isso vai gerar identificação por parte de quem assiste. 

 

Mostre bastidores e a equipe por trás do seu serviço

 

Pessoas se identificam com pessoas.  Mostrar os bastidores e como funciona a execução dos seus serviços pode gerar um sentimento de empatia para com a sua profissão. Mostrar a equipe por trás da sua marca agrega sentimento de humanidade e transparece com mais facilidade o propósito da área da saúde, que é cuidar de pessoas, lembrando que mostrar procedimentos e imagem dos pacientes não é permitido pela LGPD, e nem pelos códigos de ética profissionais.

 

Fale sobre benefícios e problemas resolvidos através do seu serviço

 

Este é um tipo de conteúdo um pouco mais focado em apresentar os seus serviços. Fale sobre os benefícios e o que efetivamente ele vai agregar na vida do seu futuro cliente. 

Tente relacionar esses benefícios a problemas cotidianos dos seus pacientes  e faça isso de forma leve e divertida, com cunho informativo, sempre levando em consideração as diretrizes de ética da sua categoria. 

 

Responda a perguntas e curiosidades do seu público

Responder a box de perguntas ou a comentários em seus vídeos é um dos formatos que mais funcionam atualmente. As pessoas adoram esse formato pelo simples fato de ser simples e direto, trazendo  uma resposta para uma questão ou dúvida que muitas pessoas têm em comum. 

 

Formatos de vídeos mais utilizados:

 

Duetos – é um formato que você seleciona o vídeo de outro usuário ao lado seu e esses dois conteúdos interagem de alguma forma, por exemplo, você pode reagir àquele vídeo, comentar sobre o assunto, etc.

React – esse tipo de vídeo mostra os usuários reagindo a algum outro vídeo da internet. Diferente do react em dueto, aqui é tudo no mesmo vídeo. 

Desafios – são produções que estimulam os usuários a reproduzir alguma ação. Os desafios têm se tornado uma forma de artistas divulgarem novas músicas, sendo muito utilizado para propagar uma coreografia.

Dublagens – os usuários aproveitam áudios de outros vídeos ou de músicas para interpretar e recriar contextos em cima daquele áudio. É um formato muito popular e bastante versátil, podendo se encaixar em diversos contextos diferentes. 

DIY – são vídeos de “Do it Yourself” (em tradução livre: Faça você Mesmo), onde as pessoas ensinam como fazer alguma receita, artesanato ou dicas de como utilizar o seu produto ou serviço da melhor maneira. 

Dancinhas: é uma das maneiras mais populares e divertidas de mostrar a cara da sua marca e entreter o público. Escolha uma música que combine com a cara da sua empresa e traga esse lado mais descontraído para o seu público. 

 

Obs: Ao decidir criar conteúdo para a sua marca é importante conhecer e consultar as diretrizes de Marketing para a área da saúde e garantir o alinhamento das ações com a ética da profissão.

 

Agora você já tem dicas  de como colocar a sua marca no TikTok e Reels e ganhar mais visibilidade e conexão com o seu público é só colocar em prática! Quer mais dicas como esta? Continue acompanhando o nosso blog!

 

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